Dicas Muscat – COMO CUIDAR DO MEU INOX?
Olá! Como estão, caros leitores? Hoje trago algumas dicas de como preservar da melhor maneira suas panelas, frigideiras e utensílios de aço inox. Muitas pessoas não se atentam ao fato de que mesmo sendo um material muito resistente à adversidades e mal uso, a falta de cuidados corretos abrevia sua vida útil. A princípio, a maioria das pessoas apresenta dúvida na hora da limpeza. Quais produtos devo ou não utilizar? Qual a maneira correta? Existe algo que não se deva fazer em hipótese alguma? Como manter minha panela sempre brihante?
A primeira regra quando se trata da limpeza de utensílios em aço inox é não utilizar materiais abrasivos. Sabe a esponja que a maioria de nós utiliza para lavar a louça? Aquela que possui um lado mais macio e outro mais áspero? Sempre utilize a face macia para limpeza, evite ao máximo aquela face mais áspera, utilize-a apenas em último caso. Palhas de aço então, nem em pensamento!
E quanto aos produtos de limpeza? Sempre utilize detergente neutro. Em casos mais severos, a dica de ouro é utilizar suco de limão ou vinagre. Claro, existem as pastas limpa inox, daquelas que encontramos com alguma facilidade em super mercados, e que são desenvolvidas em laboratório especificamente para esse tipo de uso. Mas, em caso de falta, é bom saber que podemos contar com algo comum, que tenhamos em casa. Você deve estar se perguntando: “mas então, o que devo evitar?” Fuja de produtos à base de cloro. O cloro, com o tempo, age com poder de corrosão no aço inox. Fica a dica.
OK, suponhamos que tenha grudado muito alimento no fundo de sua panela de inox. Existe uma ação preventiva para esse tipo de problema, mas deixarei para o próximo post. Vamos nos atentar à resolução do que já está feito. A primeira coisa a se fazer é deixar a panela por alguns minutos de molho em água quente ou morna. Após esse período, dê uma passada de esponja (com a parte macia) para ver se aquele alimento se desprende. Se a primeira passada com detergente neutro e água quente retirou apenas o grosso, avance para a pasta limpa inox, os limões ou o vinagre. Ainda sim, ficou alguma coisa por lá? Não serei hipócrita com vocês. Nesse caso, podemos abrir uma exceção para a parte abrasiva da esponja. Lembram que eu disse que se deve evitá-la ao máximo? Pois é, em casos extremos daremos uma brecha. Mas com ressalvas: apenas no fundo da panela (parte externa que fica em contato com a chama) e nas partes internas afetadas.
As panelas de aço inox não vão perder a funcionalidade caso você as lave normalmente com materiais abrasivos. Mas então, por que evitá-los? A maioria das panelas possui sua parte interna e fundo externo em aço escovado (mais opaco), enquanto a parte externa é em material polido (brilhante e reflexivo como um espelho). O primeiro ponto é que com o tempo, a parte interna ficará mais suscetível à grudar alimentos. A panela não perderá sua eficiência quanto à difusão do calor, mas o desgaste demandará limpezas mais intesas. O segundo ponto é estético: se você quer preservar sua panela bonita e com aspecto brilhante por mais tempo, siga meu conselho.
Falando em brilho, outro toque quanto à isso é sempre enxaguar sua panela com água quente ou morna, isso ajuda na manutenção da aparência. E ao guardar, ao invés de deixá-la secando no escorredor de louças, nossa dica é que você enxugue bem a panela com um pano macio ou flanela, pois por mais que ela seque, qualquer acúmulo de água deixará manchas no material. E só para finalizar: diferente de panelas e frigideiras feitas de outros materiais, as de aço inox não soltam resíduos. Mas independente disso, nunca armazene alimento nessas panelas, pois o sal contido nos mesmos pode vir a ocasionar manchas e corrosão em seu produto.
Em suma, as precauções com os utensílios dessa linha são simples, nada muito complexo a ponto de se tornar fonte de preocupação. Se você se preocupa em prolongar a aparência e a vida útil de seus produtos, são cuidados pontuais que te ajudarão a zelar por isso. Mas sem neurose, gente, por favor. Por mais bonitas que as queiramos manter, a principal função das panelas é nos servir. De nada adianta ter um belo jogo de inox, e ter medo de utilizá-lo! Assim como muita coisa na vida, a virtude está na equilíbrio.
Gostaram do assunto de hoje? Compartilhem nosso conteúdo, quanto mais gente bem informada, melhor. Na próxima postagem, continuaremos no assunto panelas de inox, com mitos e verdades sobre o assunto. Não percam!
Aguardo vocês.
Mr. Muscat.
Comments (3)
Bacana!! Nunca tive acesso à esse tipo de informação. Realmente, tenho umas panelas de inox aqui há muitos anos… duram muito!
Boa tarde Marcos? Que tal dar uma renovada na cozinha? Já deu uma olhadinha em nossos conjuntos de panela em aço inox? 😉
A gente às vezes acaba fazendo cada coisa errada por que não conhece direito. Sempre tive medo de ter panela de inox por conta disso, olha que besteira. >:(