fbpx

Dicas Muscat – COMO CUIDAR DO MEU INOX?

Dicas Muscat – COMO CUIDAR DO MEU INOX?

Olá! Como estão, caros leitores? Hoje trago algumas dicas de como preservar da melhor maneira suas panelas, frigideiras e utensílios de aço inox. Muitas pessoas não se atentam ao fato de que mesmo sendo um material muito resistente à adversidades e mal uso, a falta de cuidados corretos abrevia sua vida útil. A princípio, a maioria das pessoas apresenta dúvida na hora da limpeza. Quais produtos devo ou não utilizar? Qual a maneira correta? Existe algo que não se deva fazer em hipótese alguma? Como manter minha panela sempre brihante?

A primeira regra quando se trata da limpeza de utensílios em aço inox é não utilizar materiais abrasivos. Sabe a esponja que a maioria de nós utiliza para lavar a louça? Aquela que possui um lado mais macio e outro mais áspero? Sempre utilize a face macia para limpeza, evite ao máximo aquela face mais áspera, utilize-a apenas em último caso. Palhas de aço então, nem em pensamento!

E quanto aos produtos de limpeza? Sempre utilize detergente neutro. Em casos mais severos, a dica de ouro é utilizar suco de limão ou vinagre. Claro, existem as pastas limpa inox, daquelas que encontramos com alguma facilidade em super mercados, e que são desenvolvidas em laboratório especificamente para esse tipo de uso. Mas, em caso de falta, é bom saber que podemos contar com algo comum, que tenhamos em casa. Você deve estar se perguntando: “mas então, o que devo evitar?” Fuja de produtos à base de cloro. O cloro, com o tempo, age com poder de corrosão no aço inox. Fica a dica.

Wok Tramontina Ventura Inox

OK, suponhamos que tenha grudado muito alimento no fundo de sua panela de inox. Existe uma ação preventiva para esse tipo de problema, mas deixarei para o próximo post. Vamos nos atentar à resolução do que já está feito. A primeira coisa a se fazer é deixar a panela por alguns minutos de molho em água quente ou morna. Após esse período, dê uma passada de esponja (com a parte macia) para ver se aquele alimento se desprende. Se a primeira passada com detergente neutro e água quente retirou apenas o grosso, avance para a pasta limpa inox, os limões ou o vinagre. Ainda sim, ficou alguma coisa por lá? Não serei hipócrita com vocês. Nesse caso, podemos abrir uma exceção para a parte abrasiva da esponja. Lembram que eu disse que se deve evitá-la ao máximo? Pois é, em casos extremos daremos uma brecha. Mas com ressalvas: apenas no fundo da panela (parte externa que fica em contato com a chama) e nas partes internas afetadas.

As panelas de aço inox não vão perder a funcionalidade caso você as lave normalmente com materiais abrasivos. Mas então, por que evitá-los? A maioria das panelas possui sua parte interna e fundo externo em aço escovado (mais opaco), enquanto a parte externa é em material polido (brilhante e reflexivo como um espelho). O primeiro ponto é que com o tempo, a parte interna ficará mais suscetível à grudar alimentos. A panela não perderá sua eficiência quanto à difusão do calor, mas o desgaste demandará limpezas mais intesas. O segundo ponto é estético: se você quer preservar sua panela bonita e com aspecto brilhante por mais tempo, siga meu conselho.

Falando em brilho, outro toque quanto à isso é sempre enxaguar sua panela com água quente ou morna, isso ajuda na manutenção da aparência. E ao guardar, ao invés de deixá-la secando no escorredor de louças, nossa dica é que você enxugue bem a panela com um pano macio ou flanela, pois por mais que ela seque, qualquer acúmulo de água deixará manchas no material. E só para finalizar: diferente de panelas e frigideiras feitas de outros materiais, as de aço inox não soltam resíduos. Mas independente disso, nunca armazene alimento nessas panelas, pois o sal contido nos mesmos pode vir a ocasionar manchas e corrosão em seu produto.

Conjunto de Panelas 4 Peças Tramontina Brava Antiaderente

Em suma, as precauções com os utensílios dessa linha são simples, nada muito complexo a ponto de se tornar fonte de preocupação. Se você se preocupa em prolongar a aparência e a vida útil de seus produtos, são cuidados pontuais que te ajudarão a zelar por isso. Mas sem neurose, gente, por favor. Por mais bonitas que as queiramos manter, a principal função das panelas é nos servir. De nada adianta ter um belo jogo de inox, e ter medo de utilizá-lo! Assim como muita coisa na vida, a virtude está na equilíbrio.

Gostaram do assunto de hoje? Compartilhem nosso conteúdo, quanto mais gente bem informada, melhor. Na próxima postagem, continuaremos no assunto panelas de inox, com mitos e verdades sobre o assunto. Não percam!

Aguardo vocês.

Mr. Muscat.

 

 

 

 

Comments (3)

  • Marcos Reply

    Bacana!! Nunca tive acesso à esse tipo de informação. Realmente, tenho umas panelas de inox aqui há muitos anos… duram muito!

    maio 27, 2021 at 3:30 pm
    • Muscat Reply

      Boa tarde Marcos? Que tal dar uma renovada na cozinha? Já deu uma olhadinha em nossos conjuntos de panela em aço inox? 😉

      maio 27, 2021 at 3:52 pm
  • Jennifer Damasco Reply

    A gente às vezes acaba fazendo cada coisa errada por que não conhece direito. Sempre tive medo de ter panela de inox por conta disso, olha que besteira. >:(

    maio 28, 2021 at 1:43 pm

DEIXE UM COMENTÁRIO

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Abrir chat
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Podemos Ajudar?