fbpx

Quem tem medo do aço inox? – MITOS E VERDADES

Quem tem medo do aço inox? – MITOS E VERDADES

Olá, seja muito bem vindo, caríssimo leitor. O título deste texto lhe é instigante? Quantas vezes você já não ouviu de alguém que a panela feita de aço inox queima toda a comida? Que gruda muito o alimento no fundo, ou que a panela se amarela com o tempo? Se você por acaso se identificou, não perca os próximos parágrafos. Dissecaremos uma série de tópicos à respeito do tema, para esclarecer de uma vez por todas esses assuntos mal resolvidos. Boa leitura!

Antes de tudo é preciso saber como as panelas de aço inox funcionam.

Todas as panelas Tramontina em aço inox são construídas com fundo triplo, que é como um sanduíche de uma camada de alumínio (2) entre duas de aço inox (1 e 3). Enquanto que o alumínio é responsável pela boa distribuição e condução do calor (é um ótimo condutor), são as duas camadas de aço inox que o retém. É importante saber que o aço inox, por ter menor condutividade térmica que o alumínio, embora aqueça de maneira mais gradual e concentrada, também retém uma quantidade maior de calor e demora mais à perder este calor também. Resumindo: as panelas de aço inox com fundo triplo demoram um pouquinho à mais para esquentar do que as de alumínio, por exemplo, mas quando esquentam, sai da frente!!!

Wok Tramontina Ventura Inox

“A panela de inox queima fácil a comida.”

MITO. A panela por si só não queima o alimento, mas a falta de perícia no preparo, sim. As panelas de aço inox são extremamente práticas: leves de manusear e fáceis de limpar. Mas é preciso apenas saber utilizá-las corretamente, e aí vem a dica de ouro: cozinhe sempre com fogo brando, nunca com fogo alto. Como ela aquece bem mais que a panela de alumínio puro, controle o fogo, e não terá problemas.

“O alimento gruda no fundo da panela.”

DEPENDE. Você quer que ele grude? Uma técnica corriqueiramente utilizada para o preparo de carnes, por exemplo, é a deglaçagem, que consiste em deixar grudar propositalmente um fundinho de alimento para, depois, fazer um molho retirando aquele fundo (ainda quente) com algum líquido (água ou alguma bebida alcoólica) para a composição do prato. E essa é uma das belezas das panelas e frigideiras de inox, proporcionar um maior controle para o cozinheiro. Mas, se você não deseja esse tipo de efeito, lembre-se que o pivô dos problemas costuma ser sempre a chama inadequada.

“As panelas de aço inox não passam sabor para o alimento.”

VERDADEIRO. Diferentemente das panelas de alumínio batido, cerâmica ou ferro fundido, as panelas de aço inox não liberam nenhuma partícula no alimento.

Wok Tramontina Ventura Inox

“Só podem ser utilizadas em fogão à gás.”

MITO. Atualmente as panelas de inox Tramontina são produzidas em aço inox com um teor de níquel e cromo que possibilita sua utilização também em fogões vitrocerâmicos, à indução e elétricos.

“A panela fica amarelada com o tempo.”

MITO. As panelas de aço inox não ficam amareladas naturalmente. Apenas ganham essa condição quando utilizadas de forma indevida. Como dito anteriormente, o ideal para cozinhar numa panela de aço inox é sempre utilizar fogo baixo ou médio, nunca fogo alto. Além disso, nunca utilize sua panela de aço inox em uma boca maior do que o fundo. Parece óbvio, não? Mas muita gente ainda cozinha com a chama saindo pelas laterais. O ideal é uma boca de fogão pelo menos dois dedos menor que o fundo.

“As alças queimam minhas mãos.”

MITO. Lembra da dica sobre não cozinhar com a chama saindo pelas laterais? Pois é…

“Só podem ser utilizadas em fogão à gás.”

MITO. Atualmente as panelas de inox Tramontina são produzidas em aço inox com um teor de níquel e cromo que possibilita sua utilização também em fogões vitrocerâmicos, à indução e elétricos.

“São panelas para a vida toda.”

VERDADEIRO. A Tramontina dá garantia de até (pasmem) 25 anos para suas panelas de inox! Com certeza sua mãe, tia ou avó deve ter alguma do enxoval de casamento.

E então, será que conseguimos colocar tudo em pratos limpos? Espero que tenham gostado do texto, e que um possível medo ou dúvida tenha se esvaído. Nossa missão é trazer sempre o conhecimento de forma mais verdadeira e cristalina possível. Aguardo vocês no próximo post!

Obrigado, e fiquem com Deus!

Mr. Muscat.

 

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Abrir chat
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Podemos Ajudar?