fbpx

Você sabia…? – CAFÉ

Você sabia…? – CAFÉ

Huuuummm, um cafézinho fresco pela manhã, que já dá aquele up no astral só de sentir o aroma… Quem não gosta, não é mesmo? Aposto que você já até relembrou o sabor. Mas o que realmente conhecemos sobre essa bebida tão antiga e ao mesmo tempo tão presente nos dias atuais? Prepare sua xícara e boa leitura.

Você sabia? Dentre todas as bebidas do mundo, o café só perde em consumo para… a água! Isso mesmo! Depois da água, base da vida em nosso planeta, a bebida mais consumida é justamente o café (achou que fosse a cerveja, né?). Mais do que qualquer bebida alcoólica, chás, leites, sucos, fermentados, destilados, etc.

A espécie comumente consumida no mundo, dentre as aproximadamente 25 conhecidas, é a arábica. Apesar do batismo, esta variação não surgiu na península arábica, apenas se popularizou primeiro em maior escala por lá. Acredita-se que o café (a planta) tenha surgido no leste africano, numa faixa imediatamente abaixo do deserto do Saara, mais especificamente na região montanhosa de Kaffa, na Etiópia. Apesar de tentador, atrelar a etimologia da palavra “café” (e suas derivações idiomáticas) à Kaffa é errado. A origem correta remete à palavra “qahwa”, transliteração do termo árabe que se refere à bebida baseada no grão de café, e que é pronunciada de forma muito semelhante à “café”, “coffee”, “kaffee”, “caffè”,…

Etiópia em destaque no mapa do continente africano.

Voltando às montanhas de Kaffa, você sabe como foi “descoberto” o café? O ano aproximado era entre 500 d.C. e 600 d.C. Reza a lenda que numa bela manhã de primavera (ok, me empolguei um pouco), um pastor observou um comportamento estranho em suas cabras após as mesmas terem consumido certas “frutinhas vermelhas” que brotavam nos arbustos daquelas montanhas. O pastor provou dos grãos e também sentiu alguma alteração de seu estado normal, então decidiu levar um pouco daquelas frutinhas para a análise de um monge. Segundo a lenda, o monge teria descartado as frutinhas jogando-as no braseiro, o que tornou essa a primeira torra de café de todas. Encantado com o aroma extremamente agradável exalado pelos grãos torrados, o monge decidiu fazer uma infusão com o que havia sobrado. Estava sendo passado ali o primeiro cafézinho da humanidade. O monge, então, positivamente surpreso com os efeitos revigorantes daquela bebida, passou a consumi-la, e o resto, meus amigos, é história.

Antigo café árabe

E qual o povo que mais consome café atualmente no mundo todo? Isso mesmo, os finlandeses. Te peguei de novo, não? Aposto que achou que fossemos nós, os brasileiros. Sim, é bem verdade que somos os maiores produtores de café do mundo, posto que ocupamos desde a época do Império, há aproximadamente 170 anos, e que hoje cerca de 30% do café consumido no mundo tenha saído de terras brasileiras. Ainda sim, em consumo total, somos o segundo país (em primeiro estão os americanos), e em consumo per capita (isto é, a média do consumo total do país dividido pelo número de habitantes) estamos numa distante décima quarta colocação mundial, atrás de finlandeses, noruegueses, suíços, italianos e canadenses, mas à frente de americanos, portugueses, espanhóis, alemães e franceses.

Mas afinal, o quanto é saudável consumir café? Ou melhor, o quanto de café é saudavel de se consumir diariamente? Seus efeitos, tanto positivos quanto negativos já são razoavelmente conhecidos da maioria de nós. O Ministério da Saúde recomenda um consumo de até três xícaras diárias (algo entre 150 ml e 250 ml). Se consumido nessas condições, o café pode ser um grande aliado para um dia de trabalho ou estudos, pois contribui para a liberação de serotonina, um neurotransmissor associado às sensações de prazer e bem estar, além do auxílio nas funções cognitivas, ou seja, ajuda na concentração e velocidade de raciocínio. Por outro lado, se consumido em excesso, pode causar perda de sono e concentração, ansiedade e problemas no trato gastro intestinal.

Quem diria que aquele singelo cafezinho pudesse carregar tanta história? Pois é! E agora que você já sabe tudo isso sobre ele, que tal algumas dicas de como preparar e apreciar melhor o seu cafézinho? Não perca o próximo post de nosso blog!

Te aguardo!!!

Mr. Muscat.

 

 

 

 

Share this post

Comments (4)

  • Curso Terapia Capilar Reply

    Sou a Fernanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

    maio 31, 2021 at 4:09 pm
    • Muscat Reply

      Olá Fernanda, tudo bem? Que bom que gostou!! Fico muito feliz em saber que disso 🙂

      junho 15, 2021 at 11:27 am
  • דירות דיסקרטיות בתל אביב Reply

    Very good write-up. I absolutely love this website. Continue the good work!

    março 26, 2022 at 5:30 am
  • נערות ליווי בחיפה Reply

    This is the right website for anybody who wants to find out about this topic. You understand a whole lot its almost tough to argue with you (not that I personally would want toÖHaHa). You definitely put a new spin on a topic which has been written about for years. Excellent stuff, just excellent!

    março 28, 2022 at 5:31 am

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Abrir chat
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Podemos Ajudar?